Saturno

Sexto planeta em afastamento do Sol, saturno_09e segundo maior do sistema solar. É formado por gases, em especial hidrogênio, sua densidade é oito vezes menor que a da Terra. Pensa-se que Saturno tem um núcleo de rocha e ferro encerrado em gelo e envolto por uma camada de hidrogênio líquido, tendo um campo magnético 1000 vezes mais intenso que o da Terra.  Além de hidrogênio, a atmosfera de Saturno compõe-se de hélio,   metano, entre outros. O peso de sua atmosfera aumenta a pressão no interior do planeta, onde o hidrogênio se condensa. Próximo ao centro, o hidrogênio líquido torna-se hidrogênio metálico, ou seja, um condutor elétrico. Correntes elétricas, que ocorrem nesse tipo de hidrogênio, são responsáveis pelo  forte campo magnético do planeta.

Saturno é famoso pelo seu sistema de anéis que foram observados pela primeira vez por volta de 1610 por Galileu Galilei.   Sabe-se hoje que os anéis compreendem mais de 100 mil aros, que cercam Saturno, constituídos de milhares de partículas sólidas de  tamanhos variáveis que se formaram da desagregação de um ou mais satélites que se aproximaram demasiado  do planeta.

As temperaturas médias de Saturno estão em torno dos 180 ºC negativos, tornando impossível a existência de vida no planeta. Saturno possui 18 Luas conhecidas entre elas a maior Titã. Saturno recebe o nome do deus   grego da fartura devido a beleza dos seus anéis.

Fonte

~ por astronomiaaa em 21 de junho de 2009.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: