Mercurio

Primeiro planeta do sistema solar, e porMercurio ser o planeta mais proximo do Sol  e não ter atmosfera, sua superfície é exposta a uma grande quantidade de radiação ultravioleta. Devido a sua proximidade do sol possuindo e a sua lenta rotação (59 dias) as suas  temperaturas extremas   alcançam 350 ºC na parte com sol e  -170 ºC na parte sem sol, sendo Mercúrio um dos planetas  mais quentes  do Sistema Solar. A superfície de Mercúrio é repleta de crateras e falhas, tendo penhascos com centenas de quilometros de comprimento e até quase 4 quilometros de altura formadas pelo arrefecimento do planeta há milhões de anos atrás e por eventuais quedas de meteoritos, pois não há atmosfera para protejer o planeta, e devido a falta de vento e àgua essas crateras e falhas permanecem intactas.

Mercúrio é tambem o planeta mais denso do sistema solar, com o seu núcleo composto por ferro, sendo parte dela liquida, que gera um campo magnético em volta de mercúrio com apenas 1 % da intensidade do campo da Terra. A sua superficie é constituida por uma fina camada de Ferro e Niquel.

Mercúrio foi descoberto em 1662 por Johanes Hevelius,  mas devido a proximidade do Sol e ao seu pequeno tamanho ele só pode ser visto por telescópios terrestres ao amanhecer e ao anoitecer. As suas primeiras imagens   foram enviadas pela sonda Americana Mariner 10. Por não possuir atmosfera e por ter uma grande amplitude termica diaria não há possibilidade de existir vida semelhante a da Terra em Mercúrio.

Mercúrio recebe o nome do mensageiro dos deuses romanos devido ao seu rapido movimento de translação em torno do Sol.

Fonte

~ por astronomiaaa em 21 de junho de 2009.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: